Dicas para passar pelo inverno sem acumular uns quilinhos a mais – Por Sandra Trevisan

Sandra Trevisan Foto

Que tal atravessar o inverno em forma e cuidando da dieta nesse ano?
Muito mais saudável do que ganhar alguns quilinhos nessa estação é manter a dieta equilibrada e a prática regular de atividades físicas. Dessa forma, pode-se receber a primavera já em plena forma para o esperado verão.
Temos uma falsa sensação de que necessitamos de “calorias “a mais para aquecer o organismo nos meses frios. Isso até poderia acontecer antigamente, mas o que precisamos nos dias de hoje é de mais uma camada de roupas quentes e alimentos em temperatura quente. Ou seja, uma boa caneca de chá pode nos aquecer, mas se for de chocolate quente vai rapidamente contribuir para o acumulo de gordura corporal.

A dieta deve estar em equilíbrio entre os nutrientes, respeitando assim a função de cada um:
Carboidratos: tido como vilões são justamente os maiores aliados, pois ativam o organismo através da energia que garante a queima da gordura corporal com qualidade. Dar sempre preferência para os alimentos integrais, como arroz e farinhas integrais, grãos e raízes. Fundamental que sejam preparados com bom senso e isso pode fazer toda diferença. A escolha ideal é por preparações leves, com molhos muito delicados e nunca fritos em imersão.

Proteínas: alimentos construtores, formam e renovam tecidos e turbinam a massa muscular. Mas temos que pegar leve pois apenas 15% da dieta é composta desse grupo. A melhor escolha é SEMPRE magra, pode ser o alimento de sua preferência, carnes, aves, peixes, ovos e queijos. Mas se estiverem em excesso na dieta, se acumularão como gordura corporal, aliás, como quase todos os excessos na alimentação.

Vitaminas e minerais: são nossos protetores. Presentes nos alimentos “coloridos” e pigmentados naturalmente aqui estão as frutas e vegetais em sua maioria. Só cuidado para não achar que elas são tão incríveis que podem substituir uma refeição, elas protegem, mas não tem energia suficiente.

E por fim, escolha ótimas fontes de gordura como azeite de oliva extra virgem para as saladas e sanduiches e frutas oleaginosas, que além de serem antioxidantes potentes ajudam a saciar a fome e previnem doenças como aterosclerose.

A cada três horas no máximo, um lanchinho entre as refeições principais, assim garante energia e pique para trabalhar e treinar mesmo no frio e sempre um jantar muito leve, ainda com uma fonte de carboidrato em menor quantidade que no almoço, mas sem alimentos adocicados, para que a noite seja tranquila e o sono reparador.

Sandra Trevisan – Nutricionista
Av.: Cândido de Abreu, 469 sala 303 – Centro Cívico
Ctba PR 80 530000
Com.: 41 3024 8652
Cel.: 41 9895 8888

Uma resposta para “Dicas para passar pelo inverno sem acumular uns quilinhos a mais – Por Sandra Trevisan”

  1. Ana Lúcia Cachuba Costa Pereira disse:

    Essas dicas do ano passado foram ótimas!Com certeza estou aproveitando esse ano também.bjs

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *