Dica do mês: Cúrcuma

cúrcuma

O alimento de março que a nossa nutri vai contar um pouco mais sobre os seus benefícios é a cúrcuma!

A raiz da Cúrcuma é fonte de curcumina, substância com forte propriedade antiinflamatória e antioxidante. Por isso, tem sido muito estudada na prevenção e tratamento de doenças como o câncer, doenças neurológicas, auto imunes e metabólicas. Além disso, tem efeito imunomodulador e sobre as inflamações da pele como a celulite, e é rica em vitamina C, magnésio, vitamina B6, manganês e potássio.

Sua recomendação diária é de 1/4 a 1/2 colher de chá por dia, podendo ser utilizada em chás, sucos, vitaminas, omeletes, ensopados.

Porém, a cúrcuma tem um fato super importante, pois a curcumina, principal composto ativo da planta, tem sua absorção aumentada na presença de gordura e da piperina, que é principal composto ativo da pimenta preta (pimenta do reino). Portanto, a mistura de 1/2 colher de chá de cúrcuma + 1 pitada de pimenta preta + 1 colher de sobremesa de azeite de oliva ou óleo de coco é uma combinação perfeita para ser utilizada na alimentação e, assim, melhor obter os benefícios dessa especiaria.

E aí, gostou da dica?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *