Crossfit Swim

imagem 3

Novidade da modalidade Crossfit, já pensou fazer todo aquele treino e ainda cair na piscina para dar uma tiros?

Em Curitiba já tem e nós fomos atrás de quem já oferece essas aulas para conhecermos um pouco mais da modalidade, confira a entrevista feita com a Clava Crossfit:

A Clava Cross Fit surgiu quando? Qual é a proposta?

A Clava CrossFit conta com a experiência de uma das academias mais tradicionais de Curitiba, a Carpe Diem. Com a proposta Carpe Diem Intense, a academia Carpe Diem inaugurou dia 22 de Junho de 2015 um novo foco, voltado às atividades intensas. É daí que surge a Clava CrossFit, um novo espaço com a melhor estrutura de Curitiba.

O objetivo da Clava e toda sua equipe é proporcionar um Crossfit para todos e voltado para qualidade de vida. Para que este objetivo fosse alcançado, a Clava buscou respaldo da maior Box da América Latina, a Bigg de Buenos Aires. Todos os Coaches da Clava passaram por uma imersão de 10 dias com o Head Coach da Bigg Belgrano Daniel Falcato que veio para Curitiba compartilhar seu conhecimento, em continuação a formação, o Head Coach da Clava passou 30 dias em formação em Buenos Aires aperfeiçoando e aprendendo mais sobre a metodologia adotada pela Bigg e o porquê desta metodologia os ter levado a serem os campeões dos Crossfit Games Regionals Latin America por diversos anos consecutivos e os mesmos já estarem com 7 boxes abertas em Buenos Aires.  É com esse conhecimento e visão que entramos para o mercado, num trabalho diferenciado de estrutura e equipe, sempre em busca da satisfação plena dos nossos alunos.

 

Além das aulas normais do Box, vocês tem uma novidade que é o Crossfit Swim, como é essa aula?

O Crossfit Swim é sem dúvida um grande diferencial para os nossos alunos e está sendo um grande sucesso. Como o Crossfit é uma metodologia baseada em evidencias cientificas, creio que seja importante lucidar bem como surgiu a metodologia do Crossfit Swim. Se você esta minimamente conectado ao universo da natação, ao ouvir os nomes Amanda Beard, Jason Lezak, Aaron Peirsol, Lenny Krayzelburg, automaticamente vai reconhecer que estes são campeões olímpicos. O que você talvez não saiba é que a cultura de treinamento de natação que geralmente é adotada por estes nadadores (Que competem em eventos com média de dois minutos) é que estes atletas foram treinados em uma metodologia que é puro CrossFit.

O cérebro por trás do centro de treinamento em Irvine, CA, onde este tipo de treinamento teve inicio é o Dr. David Salo, que foi considerado Head Coach dos homens campeões mundias no World Championship realizado em Montreal, Canadá. Para um Coach que quase foi banido da comunidade por defender suas idéias de formação consideradas radicais há vinte anos, atingir esta posição hoje é um grande feito!

Naqueles dias, enquanto Salo era ainda estudante de graduação em fisiologia do exercício na USC, seus instintos como nadador e aluno lhe diziam que nadadores de todas as distâncias podem nadar mais rápido numa fração do convencional volume de treinamento se a intensidade de treinamento foi alta o suficiente. Ele começou a escrever para a revista “Swimming World magazine” e começou a apresentar suas teorias e documentos comprovativos em artigos publicados.

Numa altura em que o desempenho de natação americana foi caindo muito em relação ao de países que utilizavam uma formação mais inteligente, Salo com os resultados de suas pesquisas sendo publicados em uma revista com um grande fator de impacto, gerou uma forte reação dos Coaches da velha guarda, que sempre mediram o seu trabalho em distância total.

Devido a grande repercussão, a sua escrita na coluna foi de curta duração. Seu único recurso foi caminhar com as próprias pernas e produzir resultados. Ele assumiu a Irvine Novaquatics Clube no final de 1980 e começou a treinar seus nadadores em, literalmente, um quarto do volume de treinamento convencional (3500 jardas por treino), mas com uma variedade incansável de trabalho de alta intensidade na piscina e no deck (Fora dela). Embora o volume de treinamento tenha sido muito menor do que a da maioria dos outros times, seus atletas em suas sessões de treinamento produziram quatro vezes mais potência quando comparados aos outros nadadores .

Ele começou a colocar um número crescente de nadadores em equipes olímpicas, começando com Amanda Beard em 1992, e suas equipes repetidamente ganhou os nacionais dos EUA. De De 2005, não havia escolha, a não ser chamá-lo de treinador dos campeonatos mundiais.

O treinamento de Salo gira em torno de um conceito que todos os CrossFitters irão facilmente reconhecer: trabalho por unidade de tempo. Carga para nadadores é medida predominantemente por velocidade. Quanto mais rápido a nadar, maior a resistência encontrada e as forças exercidas. Especificamente, cada ritmo de nado projetado do atleta é manipulado em um variedade de maneiras de aumentar a sobrecarga. As distâncias das séries raramente vão além de 150 metros e a duração raramente excede vinte minutos na parte principal do treino, ou seja, sem contar com trabalho técnico, alongamentos e mobilidade articular. Parece familiar?

A metodologia do Dr. Salo assim como no Crossfit Swim, utiliza uma ampla variedade de estímulos são: independentemente da especialização; pequenas e grandes sobrecargas de membro inferiores são utilizadas; na borda da piscina são realizados trabalhos de circuito em conjunto com a natação; uma variedade de aparelhos de resistência são utilizados para tais atletas, pés de pato, palmares, cintos com peso, elásticos, tubos com tração, lastros de mergulho. Todos estes equipamentos em conjunto com a metodologia do Crossfit Swim fornecem a máxima sobrecarga e intensidade na água e fora dela.

 

O CROSSFIT na água tem uma restrição?

Assim como o Crossfit, o Crossfit Swim não possui absolutamente nenhuma restrição, uma vez que todos os exercícios podem ser adaptados para a atual condição do praticante, além disto a Clava disponibiliza uma equipe de especialistas altamente capacitados para efetuarem as devidas adaptações nos exercícios, seja no seu volume ou em sua intensidade. Existem categorias nos Crossfit games de 60 anos ou mais e acreditem possuem inúmeros participantes.

figura 01

Quais são as grade de horário do Crossfit? (se quiser colocar valores fique a vontade!)

A Clava Crossfit Funciona de segunda a sexta das 06 às 22 horas com aulas de 60 minutos de duração, sábado das 10 às 12 horas e a aula de Crossfit Swim acontece as sábado as 8 horas na piscina da Carpe Diem. Para maiores informações podem acessar o site www.clavacrossfit.com.br e o telefone para contato é 3205-6728.

Se você está procurando condicionamento cardiorrespiratório e muscular, alta queima calórica e quebra da monotonia no dia a dia dos exercícios, venha e surpreenda-se com o que o CrossFit pode fazer por você!

“A força não vem daquilo que você consegue fazer. Ela vem da superação daquilo que você pensava que não conseguia.”

2 respostas para “Crossfit Swim”

  1. Não é perigoso praticar crossfit quem tem problema no coração?

    Tenho vontade, mas esse receio me impede de começar

    • Samia Hak disse:

      Aristides, o acompanhamento médico é essencial antes de iniciar qualquer nova atividade física, essa aula de Crosfit Swim é mais tranquilo do que as aulas tradicionais de CrossFit. Faça uma aula experimental na Clava CrossFit!! =)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *